Alfa espera que Zhou os leve à 'primeira página' do patrocínio da F1
O chefe da equipe Alfa Romeo, Frederic Vasseur, espera que Guanyu Zhou possa tornar a equipe um parceiro de destaque para os patrocinadores.
A equipe suíça anunciou Zhou para a temporada de 2022 ao lado do ex- piloto da Mercedes Valtteri Bottas, marcando uma nova formação que colocou Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi nas últimas três temporadas.
Além do talento de Zhou, o jovem de 22 anos que venceu quatro corridas de Fórmula 2 em 2021 a caminho do P3 na classificação, ele também traz consigo o potencial de abrir um mercado lucrativo para a Alfa Romeo como o primeiro piloto chinês para chegar ao grid da Fórmula 1.
A Alfa Romeo não terminou acima do P8 no Campeonato de Construtores desde que assumiu os direitos de nome da equipe operada pela Sauber a partir de 2019, mas vê os novos regulamentos de 2022 como uma oportunidade de subir no grid.
Da mesma forma, eles veem Zhou como uma oportunidade semelhante, com Vasseur acreditando que são os pilotos que têm valor com os patrocinadores, mais do que a equipe.
Falando ao GPFans , Vasseur disse: “É verdade que do lado comercial os pilotos são o carro-chefe da equipe no final.
“Entre isso, precisamos considerar esses parâmetros: não somos Mercedes e Red Bull, e precisamos estar na frente da página para crescer em termos de exposição, também porque em termos de desempenho puro, e o desempenho puro do equipe é sempre o alvo.
“Não é só colocar os dois pilotos mais rápidos no carro. Precisamos pensar nos próximos três anos, como eles vão melhorar, como vão crescer, como vão se desenvolver, como você vai conseguir atrair patrocinadores, como eles vão se encaixar.
“Falamos antes sobre isso, que não estamos no limite de custo, mas nossa missão é estar no limite de custo nos próximos 12 ou 24 meses.
“Significa que também precisamos pensar nisso, como atrair patrocinadores e a combinação é bastante complexa, mas a atmosfera na equipe é um parâmetro importante.”