Fortescue, de Twiggy Forrest, compra divisão de engenharia da F1 por US $ 310 milhões
O Fortescue Metals Group concordou em adquirir a Williams Advanced Engineering (WAE) – uma ramificação da lendária equipe Williams de Fórmula 1 – em um acordo considerável de nove dígitos. Mas as implicações não são tão excitantes quanto você imagina. Pelo menos não no sentido que deixaria seus fãs de automobilismo todos os dias irritados.
Não é assim que uma empresa australiana abre caminho para o grid. Tampouco é o caminho de Andrew “Twiggy” Forrest para se tornar dono de uma equipe do magnata das companhias aéreas Paul Stoddard e da Minardi Fórmula 1 por volta de 2001 . para a tecnologia de baterias e uma mudança geral para a eletrificação.
O Fortescue Metals Group é atualmente o quarto maior produtor mundial de minério de ferro. Twiggy Forrest, no entanto, está determinado a fazer a transição da mineradora de Perth para se tornar uma das produtoras de energia limpa mais proeminentes do mundo na próxima década, visando emissões líquidas zero até 2030.
A Williams Advanced Engineering, que em breve será recebida na unidade de energia limpa da Fortescue Future Industries, vem trabalhando em estreita colaboração com a Fortescue desde o início de 2021 no projeto e na construção de um protótipo de sistema de bateria posicionado para eliminar a necessidade de diesel; descrito como “… um primeiro passo importante na descarbonização da frota de transporte de mineração da Fortescue”. Estamos falando de caminhões, trens e outros equipamentos pesados.
“Esta é a corrida de nossas vidas – a corrida para salvar o planeta de cozinhar”, diz Twiggy Forrest.
“A velocidade com que nos movemos importa. Juntos, a Fortescue Future Industries e a Williams Advanced Engineering trabalharão para descarbonizar a Fortescue – com o objetivo de alcançar isso de forma mais rápida e eficaz do que qualquer outra pessoa no mundo.”
Forrest mais tarde observou como a Williams Fórmula 1 estava “na vanguarda da inovação em engenharia” antes de prestar homenagem ao falecido Frank Williams, que faleceu em novembro passado.