Leclerc é o mais rápido e Ferrari Impressiona !
Charles Leclerc estabeleceu o ritmo após as primeiras quatro horas da F1 nos carros totalmente novos, mas é justo dizer que a sessão de quarta-feira de manhã na Espanha não foi para marcar os tempos, mas para fazer as voltas.
Depois de anos falando sobre isso e planejando isso, a Fórmula 1 deu as boas-vindas a uma nova era na quarta-feira, quando os novos carros aerodinâmicos de efeito solo entraram na pista pela primeira vez juntos.
Mas foi o F1-75 da Ferrari com Leclerc ao volante que definiu o ritmo.
Lando Norris foi o primeiro piloto a sair dos boxes, o McLaren seguido por George Russell e depois Leclerc – três pilotos que esperam se tornar vencedores regulares de corridas nesta temporada.
Foi Leclerc quem estabeleceu o ritmo inicial, o piloto da Ferrari marcando 1:21.718 na hora de abertura ao fazer as voltas no C2 Pirellis.
Enquanto ele continuava a fazer as voltas, o pelotão perseguidor diminuiu a diferença com Max Verstappen até o segundo lugar, meio segundo abaixo, após as primeiras duas horas de corrida.
Russell assumiu o primeiro lugar brevemente no início da terceira hora, apenas para Leclerc responder com 1:20.165s, trocando para os pneus C3.
Isso foi rápido o suficiente para garantir que o piloto monegasco liderasse a primeira manhã da sessão, três décimos de Norris com Russell em terceiro.
Mas enquanto os pilotos estavam principalmente focados em demonstrar confiabilidade enquanto se ajustavam aos seus novos escritórios, eles também tentaram seguir e ultrapassar, duas coisas que deveriam ser mais fáceis nos carros deste ano.
Russell foi visto perseguindo Nicholas Latifi na curva final, um dos vários pilotos procurando seguir de perto para ter uma ideia de como os carros se comportam. Leclerc fez o mesmo com o homem da Mercedes.
Max Verstappen perseguiu e ultrapassou Nikita Mazepin na curva 1 antes de fazer o mesmo com Latifi. Mais tarde, o atual Campeão do Mundo seguiu seus momentos de como-o-carro-sente-quando-eu-faço-isso com um deslizamento pelo cascalho.
O piloto da Red Bull foi o sexto mais rápido na manhã de quarta-feira, com Sebastian Vettel e Yuki Tsunoda à sua frente na tabela de tempos.
Verstappen liderou a contagem de voltas da manhã, colocando 80. Leclerc foi o próximo na fila com 79 voltas.
Fernando Alonso foi P7, seu Alpine não mostrando nenhum sinal dos problemas de motor não confirmados que supostamente aconteceram à equipe durante o shakedown de terça-feira.
Latifi ficou em P8 à frente de Mazepin e do piloto de testes da Alfa Romeo, Robert Kubica. Este último não teve um grande começo de dia, completando apenas quatro voltas na primeira hora sem tempo.
A equipe disse na época que estava tendo alguns “pequenos problemas”, mas nada muito preocupante. Ele estava de volta à pista nos 20 minutos finais da sessão, 1,4s mais lento que Mazepin.
1 Leclerc Ferrari 1m20.165s C3 – 79 voltas
2 Norris McLaren 1m20.474s C3 – 50 voltas
3 Russell Mercedes 1m20.784s C3 – 77 voltas
4 Vettel Aston Martin 1m21.276s C3 – 52 voltas
5 Tsunoda AlphaTauri 1m21.638s C3 – 42 voltas
6 Verstappen Red Bull 1m22.246s C2 – 80 voltas
7 Alonso Alpine 1m23.317s C3 – 54 voltas
8 Latifi Williams 1m23.379s C3 – 66 voltas
9 Mazepin Haas 1m24.505s C2 – 18 voltas
10 Kubica Alfa Romeo 1m25.909s C3 – 9 voltas
fonte: Planetf1.com
Além de lindo o Ferrari F1-75 está rápido tb!!! Será o possível retorno ao passado glorioso ou as demais ainda nos ajustes?!